14 DE JUNHO 2014

SANDBOX

Inauguração da proposta SANDBOX, da artista plástica Luísa Salvador, no Pavilhão KAIROS, Lx Factory, a 14 de Junho de 2014

Conversa de apresentação do projecto com a presença do convidado Nuno Crespo, na Livraria Ler Devagar em data a anunciar

Eventos às 18h30, Entrada livre

SANDBOX de Luísa Salvador encerra o ciclo de programação do Pavilhão KAIROS, iniciado em Setembro de 2013, com propostas seleccionadas por open-call. Dando espaço de intervenção a gerações mais novas e alargando a programação a outras áreas disciplinares, depois de performances teatrais, musicais, intervenções da área da arquitectura e arte, Luísa salvador é a artista que até 20 de Julho nos fecha um capítulo do Pavilhão, abrindo as possibilidades da sua “manipulação” por parte dos observadores/participantes.

A 14 de Junho inaugura no Pavilhão KAIROS a instalação SANDBOX, com a presença da artista e da equipa curatorial. Uma apresentação e debate mais alargado acontecerá posteriormente numa conversa com o crítico Nuno Crespo, na Livraria Ler Devagar em data a anunciar. Este momento permitirá intensificar e alargar os diferentes olhares sobre a instalação patente e sobre a interpretação espacial do próprio pavilhão nas relações criadas com os visitantes.

Depois de Alberto Campo Baeza, Aires Mateus, e Pezo von Ellrichshausen, a actual programação dá voz às propostas seleccionadas por concurso aberto e pretende dar espaço a novos nomes e novas gerações reforçando assim o papel activo do Pavilhão KAIROS no cruzamento disciplinar e geracional.

16 DE MAIO 2014

AUDIENCE

O Pavilhão KAIROS dá continuidade à sua programação de propostas seleccionadas por concurso com a inauguração da instalação AUDIENCE, da autoria do Artista Plástico Hugo Barata.

Para assinalar a abertura ao público desta nova proposta, que poderá ser visitada até ao dia 01 de Junho, serão apresentadas duas performances musicais no dia 16 de Maio, integradas no calendário do Open Day da Lx Factory e apresentadas pelo SÓTÃO, com o título MERCÚRIO BOREAL e PROTO-SEGUNDO TRIANGULAR. As actuações acontecerão pelas 18h e pelas 21h. No dia seguinte, 17 de Maio a apresentação do projecto AUDIENCE acontecerá na livraria Ler Devagar com a presença do autor Hugo Barata e a participação especial da arquitecta e cenógrafa Sara Franqueira, num diálogo entre as artes plásticas, a arquitectura e a dimensão cénica desta proposta.

Depois de Alberto Campo Baeza, Aires Mateus, e Pezo von Ellrichshausen, a actual programação dá voz às propostas seleccionadas por concurso aberto e pretende dar espaço a novos nomes e novas gerações reforçando assim o papel activo do Pavilhão KAIROS no cruzamento disciplinar e geracional.

Os eventos, com entrada livre, realizam-se no Pavilhão KAIROS, dia 16 de Maio pelas 18h e 21h e na livraria Ler Devagar, Lx Factory, dia 17 de Maio pelas 18h30.

27 DE MARÇO 2014

KAIROS FINALISTA NO CONCURSO INTERNACIONAL WEISSENHOF

Os Arquitectos João Quintela (Portugal) e Tim Simon (Alemanha), autores do Pavilhão KAIROS, situado em Lisboa e que ao longo dos últimos meses tem recebido intervenções de diversos Arquitectos e Artistas nacionais e internacionais, foram seleccionados entre os 5 finalistas do concurso internacional lançado pela Galeria de Arquitetura Alemã Weissenhof.

No relatório apresentado pelos membros do júri do concurso, presidido pelo Arquitecto Valério Olgiati, destaca-se o carácter enigmático deste projecto que contrariamente ao convencional espaço neutro do ‘cubo branco’, tem o único propósito de desafiar o seu próprio uso ao receber intervenções de qualquer tipo para o transformar e, deste modo, estender a sua própria expressão no diálogo com outros autores.

15 DE FEVEREIRO 2014

IMPRESSÕES NO VAZIO

O Pavilhão KAIROS dá continuidade à sua programação de propostas seleccionadas por concurso com a inauguração da instalação IMPRESSÕES NO VAZIO, da autoria do Arquitecto Frederico Vieira Reis e da Artista Plástica Dalila Choro.

Para assinalar a abertura ao público desta nova proposta, que poderá ser visitada até ao dia 30 de Março, haverá uma apresentação na livraria Ler Devagar com a presença dos LIKEARCHITECTS, que irão apresentar alguns dos seus trabalhos e contribuir para uma reflexão mais alargada sobre as intervenções de carácter efémero no contexto do KAIROS.

Depois de Alberto Campo Baeza, Aires Mateus, e Pezo von Ellrichshausen, a actual programação dá voz às propostas seleccionadas por concurso aberto e pretende dar espaço a novos nomes e novas gerações reforçando assim o papel activo do Pavilhão KAIROS no cruzamento disciplinar e geracional.

O evento, com entrada livre, realiza-se na livraria Ler Devagar, Lx Factory, dia 15 de Fevereiro pelas 18h30.

03 DE DEZEMBRO 2013

PHILTRU+ TOSTADA ES PAN.

Inserido no programa de Projectos Associados de ‘Close, Closer’, Terceira Edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, o Pavilhão KAIROS dá continuidade à sua programação de propostas selecionadas com a instalação PHILTRU, da autoria de Marcelo Dantas, Arquitecto, co-fundador do atelier OSMD Arquitectura e Professor Assistente na Universidade Lusófona.

A proposta PHILTRU estará aberta a partir do dia 07 de Dezembro e poderá ser visitada até 12 de Janeiro. A apresentação, que irá encerrar o ciclo de intervenções no Pavilhão KAIROS integradas na actual edição da Trienal de Arquitectura, terá como objectivo não só dar a conhecer o trabalho de Marcelo Dantas como também dos TOSTADA ES PAN, grupo que irá complementar este evento com a terceira de três actuações performativas que ao longo dos últimos meses se apropriaram do Pavilhão KAIROS já com as instalações em curso, criando assim um diálogo a três: o Pavilhão KAIROS, a Proposta de Intervenção e a Performance.

Encerrando-se um ciclo de programação e antevendo o calendário já definido para o início do próximo ano, a apresentação servirá também para fazer o balanço e uma reflexão sobre as intervenções que o pavilhão KAIROS tem recebido e as respostas que tem procurado face ao actual contexto. Para tal, contaremos com a participação da curadora e crítica de Arquitectura, JULIA ALBANI.

A apresentação tem entrada livre e realiza-se na livraria ‘Ler Devagar’, Lx Factory, dia 7 de Dezembro pelas 18h30.

21 DE OUTUBRO 2013

JANELA TEMPORAL + TOSTADA ES PAN

Inserido no programa de Projectos Associados de ‘Close, Closer’, Terceira Edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, o Pavilhão KAIROS dá continuidade à sua programação de propostas seleccionadas com a instalação JANELA TEMPORAL de Paulo Henrique Durão, o Arquitecto Português que foi recentemente eleito um dos 20 jovens arquitectos mais promissores de 2013 pela revista Wallpaper.

A proposta JANELA TEMPORAL estará aberta a partir do dia 26 de Outubro e poderá ser visitada até 29 de Novembro. A apresentação, que assentará nas questões da temática do “Tempo” na Arquitectura, terá uma estrutura tripartida numa conversa entre o autor, o Físico Paulo Pereira da Silva e o Coreógrafo Tiago Guedes. Este evento será ainda complementado com a segunda de três actuações performativas do grupo de improvisação TOSTADA ES PAN, que ao longo dos próximos meses irá apropriar-se do Pavilhão KAIROS já com as instalações em curso, criando assim um diálogo a três: o Pavilhão KAIROS, a Proposta de Intervenção e a Performance.

O evento, com entrada livre, realiza-se na livraria ‘Ler Devagar’, Lx Factory, dia 26 de Outubro pelas 18h30.

17 DE OUTUBRO 2013

ACTOS (IM)PRÓPRIOS

O Pavilhão KAIROS será apresentado na segunda edição dos Actos (Im)Próprios, organizado pela Ordem dos Arquitectos Secção Regional Norte. O Evento terá lugar no Cinema Passos Manuel, Porto, na próxima Quinta Feira dia 17 de Outubro 2013.

Programa: Ana Sampaio Barros e Guilherme da Rosa - Instagram; Ângela Vieira - Ilustração; Filipa Frois de Almeida e Hugo Reis, FAHR 021.3 - Instalação; João Quintela e Tim Simon - Pavilhão KAIROS; Luís Santiago Baptista - Edição; Luís Urbano - Cinema; Marco Ginoulhiac e Jorge Garcia Pereira | Architoys - Brinquedos de arquitectura; Rita Barata Castro - Serviço educativo

01 DE OUTUBRO 2013

APRESENTAÇÃO MONTAJE + TOSTADA ES PAN

O Pavilhão KAIROS tem o prazer do o/a convidar para assistir à apresentação da actual proposta presente no Pavilhao KAIROS: MONTAJE dos arquitectos espanhois Andrés Carretero, Pablo Alonso e Saúl Alonso com o apoio oficial da Embaixada de Espanha e do Ministério da Cultura Espanhol. A apresentação marcada para o próximo Sábado dia 5 de Outubro contará com a participação especial do arquitecto Luís Santiago Baptista e terá lugar na Livraria Ler Devagar, na Lx Factory, pelas 18h30.

De seguida, no Pavilhão KAIROS irá assistir-se à Primeira Performance do grupo de Teatro TOSTADA ES PAN, inserida num conjunto de três participações que irão acontecer intervindo sobre cada uma das propostas apresentadas no Pavilhão KAIROS ao longo da terceira edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa: Close, Closer a que esta programação pertence enquanto Projecto Associado.

07 DE SETEMBRO 2013

MONTAJE

Andrés Carretero, Pablo Alonso e Saúl Alonso
9 de Setembro a 5 de Outubro 2013

Abertura ao público de MONTAJE a partir da próxima Segunda-Feira, uma instalação de Andrés Carretero, Pablo Alonso e Saúl Alonso com o apoio oficial da Embaixada de Espanha em Portugal.

Inserido no programa de Projectos Associados de ‘Close, Closer’, Terceira Edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, o Pavilhão KAIROS inaugura a primeira instalação da nova fase para 2013. Depois de Alberto Campo Baeza, Aires Mateus, e Pezo von Ellrichshausen, a nova programação dá voz às propostas seleccionadas por concurso aberto e pretende dar espaço a novos nomes e novas gerações reforçando assim o papel activo do Pavilhão KAIROS no cruzamento disciplinar e geracional.

06 DE SETEMBRO 2013

EM MONTAGEM

A poucos dias do arranque de Close, Closer - terceira edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, o pavilhão KAIROS encontra-se em preparação para a primeira exposição enquanto Projecto Associado.

MONTAJE de Andrés Carretero, Pablo Alonso e Saúl Alonso. Abertura na próxima segunda-feira dia 9 de Setembro. Apresentação dia 5 de Outubro com os autores espanhois e Luís Santiago Baptista, na Livraria "Ler Devagar" pelas 18h30

30 DE JULHO 2013

PEDRA BASILAR: CONJUNTO DE INTENÇÕES

'Terminada a primeira fase, o KAIROS entra agora num novo período que atribuí sentido aos propósitos cuidadosamente traçados desde o primeiro momento: um encontro entre nomes referentes e nomes emergentes, um dispositivo de oportunidades capaz de cruzar disciplinas e gerações na produção de uma actuação e pensamento crítico que a todos os níveis se sobrepõe.(...)'

Conjunto de intensões para o KAIROS durante a próxima fase, AQUI.

26 DE JULHO 2013

PROPOSTAS SELECCIONADAS PARA O PAVILHÃO KAIROS - OPEN CALL 2013

Propostas seleccionadas:
MONTAJE | Andrés Carretero, Pablo Alonso e Saúl Alonso
JANELA TEMPORAL | Phyd Arquitectura, Paulo Henrique Durão
PHILTRU | Marcelo Menescal Dantas
TOSTADA ES PAN | Tostada es Pan
IMPRESSÕES NO VAZIO | Dalila Choro e Frederico Vieira Reis
AUDIENCE | Hugo Barata
SANDBOX | Luísa Sanchez Salvador

Menção Honrosa:
FIRE HORIZON | Kreider + O'Leary

Após a primeira fase de programação na qual foram apresentadas as propostas de intervenção dos arquitectos Alberto Campo Baeza, Francisco e Manuel Aires Mateus e ainda Pezo von Ellrichshausen, o Pavilhão KAIROS dará início a uma nova programação já a partir de Setembro de 2013 com propostas seleccionadas através do open call lançado em Março deste ano dando assim seguimento aos seus propósitos iniciais de criar uma 'plataforma pública, livre e aberta à participação e apresentação de propostas a integrar o calendário e potenciar o encontro, interacção e cruzamento de diferentes áreas disciplinares'.

As propostas de intervenção foram analisadas por todos elementos do júri, a equipa KAIROS composta pelos Arquitectos João Quintela, Tim Simon e Fabricia Valente e os membros convidados, Arquitecto Luís Santiago Baptista, director da revista de arquitectura e arte ARQ/A e professor auxiliar convidado na ECATI-ULHT e Arquitecto Manuel Henriques, director executivo da Trienal de Arquitectura de Lisboa.
Os critérios de avaliação do júri estiveram assentes sobretudo na pluralidade de experiências propostas para a vivencia do Pavilhão KAIROS e na relação específica e intrínseca com as suas características. Foram também valorizadas as abordagens passíveis de contribuir para um discurso crítico e teórico que se pretende explorar através de iniciativas que decorrerão paralelamente.
Devido à qualidade geral dos trabalhos apresentados, decidiu-se alargar o período de apresentação de propostas para os próximos dois semestres possibilitando assim a apresentação de sete intervenções, sendo que as primeiras quatro integrarão o calendário do KAIROS e paralelamente farão parte da programação de projectos associados do 'Close, Closer - Terceira Edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa', e as restantes farão parte do calendário do Pavilhão KAIROS para o primeiro semestre de 2014.
A calendarização e ordem de apresentações foram estruturadas em conjunto por todos os elementos do júri segundo critérios de exequibilidade, condições climáticas inerentes e pluralidade de temas e conteúdos apresentados sequencialmente. Não representa por isso uma ordem qualitativa.

A equipa do projecto KAIROS agradece a todos aqueles que mostraram vontade e empenho para participar neste desafio. Esperamos que os que não foram seleccionados nos acompanhem nas seguintes fases e encontrem nesta programação mais estímulos para, num possível futuro, participarem connosco.

Os nossos sinceros Parabéns a todos os seleccionados!

26 DE MAIO 2013

KAIROS DISTÂNCIA CRÍTICA

Inserido no programa Distância Crítica e em parceria com a Trienal de Arquitectura, o Pavilhão KAIROS inaugura a última instalação da primeira fase da programação para 2013. Depois de Alberto Campo Baeza e Aires Mateus, o atelier de arquitectura e arte chileno Pezo von Ellrichshausen apresenta agora a sua intervenção site specific.

Para marcar a inauguração de CRUX PAVILION, terá lugar uma conferência de Pezo von Ellrichshausen em conversa com Pedro Gadanho. A dupla de arquitectos sul-americanos cujo trabalho tem sido amplamente divulgado e premiado, fará uma primeira apresentação da sua obra. Em seguida, o arquitecto português e actual curador do MoMA de Nova Iorque, Pedro Gadanho, conduzirá uma conversa e debate que terá como ponto de partida a proposta inaugurada nesse dia.

O evento, de entrada livre, conta com o apoio da Embaixada do Chile em Portugal e realiza-se no Espaço XL da Lx Factory, dia 21 de Junho, às 19 horas.

26 DE MAIO 2013

KAIROS Distância Crítica: Pezo von Ellrichshausen e Pedro Gadanho

Depois de Alberto Campo Baeza e Aires Mateus, o atelier chileno Pezo von Ellrichshausen apresentará a instalação CRUX PAVILION, a inaugurar no dia 21 de Junho pelas 19 horas.

Nessa ocasião, e numa co-produção entre o KAIROS e a Trienal de Arquitectura, realizar-se-há uma conferência no espaço XL da Lx Factory com Mauricio Pezo e Sofía von Ellrichshausen seguida de um debate com Pedro Gadanho.

16 DE MAIO 2013

Terminou no passado dia 12 de Maio a data limite para a recepção de propostas a apresentar no segundo semestre deste ano. Tratando-se de um projecto sem fins lucrativos que vive de apoios e parcerias pontuais, o Pavilhão KAIROS agradece enormemente a todos os que participaram enviando as suas propostas de intervenção auto financiadas, sobretudo no actual contexto.

O futuro deste projecto e a capacidade de gerar novas possibilidades depende fundamentalmente da participação e envolvimento de quem queira contribuir para um diálogo que esperamos seja interessante e produtivo. Também por isso agradecemos aos júris convidados Luís Santiago Baptista e Manuel Henriques.

Em nome da equipa do projecto KAIROS, Muito Obrigado.

06 DE MAIO 2013

Inauguração da instalação ‘REFLECTIR’, dos arquitectos Aires Mateus
LX Factory, 10 de Maio, 19h00
Entrada Livre

O Pavilhão KAIROS, dando continuidade à parceria com a Trienal de Arquitectura de Lisboa iniciada no decorrer do ano passado, volta a inaugurar uma nova proposta de intervenção, agora da dupla de arquitectos portugueses AIRES MATEUS.

Para assinalar a abertura ao público da proposta ‘REFLECTIR’, haverá uma breve visita e apresentação realizada no local pelo arquitecto Manuel Aires Mateus. A celebração decorrerá no jardim da Lx Factory, junto ao KAIROS, acompanhados de música Jazz e brindando com um copo de vinho.

O evento, de entrada livre, encontra-se inserido na programação do Open Day da Lx Factory, e terá lugar no próximo dia 10 de Maio, às 19 horas.

01 DE MAIO 2013

Anúncio do júri. Recepção de Propostas até 12 de Maio de 2013.

Depois dos três ateliers convidados Alberto Campo Baeza, Manuel e Francisco Aires Mateus e Pezo Von Ellrichshausen apresentarem as suas propostas no Pavilhão KAIROS durante este primeiro semestre de 2013, a programação a partir de Setembro será feita com propostas seleccionadas em diferentes áreas artísticas.

O júri será constituído pela equipa KAIROS (Fabrícia Valente, João Quintela e Tim Simon) e pelos membros convidados Luís Santiago Baptista, director da revista de arquitectura e arte Arq/a e Manuel Henriques, director executivo da Trienal de Arquitectura

Regulamento disponível aqui

26 DE ABRIL 2013

Recepção de Propostas até 12 DE MAIO 2013.

Depois dos três ateliers convidados Alberto Campo Baeza, Manuel e Franscisco Aires Mateus e Pezo Von Ellrichshausen apresentarem as suas propostas no Pavilhão KAIROS, a programação a partir de Setembro será feita com propostas seleccionadas em diferentes áreas artisticas.

O regulamento está disponivel aqui.
O juri será anunciado muito brevemente.

Participa!

25 DE ABRIL 2013

Até 05 de Maio, no Pavilhão KAIROS, pode visitar a instalação 'Uma Chuva de Sonhos' de Alberto Campo Baeza, onde podem também ser vistos os desenhos dos 63 Arquitectos que o autor convidou a participar nesta proposta.

A recepção de propostas para integrar o calendário do segundo semestre de 2013 continua aberta até 12 de Maio. Consulte o regulamento e participa!

13 DE ABRIL 2013

KAIROS – Distância Crítica: Alberto Campo Baeza + Manuel Aires Mateus

Inserido no ciclo de debates e conferências DISTÂNCIA CRITICA, através de uma parceria com a Trienal de Arquitectura, o Pavilhão KAIROS deu início à sua programação de 2013 no passado dia 13 de Abril, através da presença e conferência do autor: Alberto Campo Baeza.

28 DE MARÇO 2013

Inserido no ciclo de debates e conferências DISTÂNCIA CRITICA e em parceria com a Trienal de Arquitectura, o Pavilhão KAIROS dá início à sua programação de 2013 com a apresentação da proposta site specific do primeiro arquiteto convidado: ALBERTO CAMPO BAEZA.

Para marcar a inauguração da instalação UMA CHUVA DE SONHOS, terá lugar a conferência KAIROS – Distância Crítica: Alberto Campo Baeza + Manuel Aires Mateus. O Arquiteto Português, que será o próximo a apresentar uma intervenção neste espaço, conduzirá uma conversa com o Arquitecto Espanhol recentemente distinguido com a medalha de ouro Heinrich Tessenow 2013 em torno de alguns dos temas centrais da obra de ambos. A apresentação ficará a cargo de Paulo Henrique Durão e será ainda realizado o lançamento do novo livro de Alberto Campo Baeza: Principia Architectonica, pela Editora Caleidoscópio.

O evento, de entrada livre, conta com o apoio da Embaixada de Espanha em Portugal e realiza-se no Espaço XL da Lx Factory, dia 13 de Abril, às 19 horas.

25 DE MARÇO 2013

Com data de inauguração a anunciar muito em breve, os trabalhos de construção da primeira intervenção no Pavilhão KAIROS, já estão a decorrer.

É grande o entusiasmo de toda a equipa para receber o primeiro Arquitecto convidado:
Alberto Campo Baeza.

11 DE MARÇO 2013

De modo a ajustar-se à agenda dos próximos eventos, o convite ao envio de propostas para intervir no pavilhão KAIROS estende-se até dia 12 de Maio de 2013. Promovendo a multidisciplinaridade, o calendário do segundo semestre deste ano prevê contar com colaborações de diferentes áreas.

Muito em breve serão anunciadas as datas das apresentações e conferências dos ateliers de arquitectura convidados.

01 DE MARÇO 2013

A Trienal de Arquitectura de Lisboa, principal parceiro do projecto KAIROS, é uma associação cultural de direito privado sem fins lucrativos e depende de doações, apoios e patrocínios para cumprir a sua missão. Ao tornar-se Amigo da Trienal de Arquitectura de Lisboa estará não só a fazer uma significativa contribuição para o nosso trabalho, como receberá ainda convites exclusivos, prioridade em reservas, bilhetes com desconto, bilhetes gratuitos e outras ofertas exclusivas.

Torne-se amigo, patrono ou benfeitor!

07 DE JANEIRO 2013

Afastando-se do circuito institucional de museus e galerias, o espaço KAIROS pretende-se público, livre e aberto à participação e apresentação de propostas que possam integrar o calendário das exposições e potenciar o encontro, interacção e cruzamento entre projectos de diferentes áreas disciplinares, portugueses e estrangeiros.

A divulgação do regulamento para apresentação de propostas será disponibilizado nesta data.

16 DE NOVEMBRO 2012

A cerimónia de inauguração do projecto KAIROS, coordenada e apresentada por Fabrícia Valente, contará com a presença dos autores do projecto, João Quintela e Tim Simon, um representante da Trienal de Arquitectura de Lisboa e a administração da empresa de betão pré-fabricado Gracifer, parceira neste projecto. Seguir-se-á um concerto Jazz concebido a partir do projecto KAIROS, com João Caldas [piano], Mariana Nunes [voz] e também o Trio C3PO: João Miguel [oboé], Vítor Trindade [clarinete] e João Caldas [piano].

Teremos oportunidade de brindar com uma taça de vinho.

03 DE NOVEMBRO 2012

O projecto KAIROS será apresentado pela primeira vez através de uma conferência por João Quintela e Tim Simon inserida no colóquio internacional 'De Fora no Interior', com curadoria de Julia Albani. O colóquio é organizado pelo Goethe Institut Lisboa e insere-se nas comemorações oficiais dos 50 anos do Instituto em Portugal.